Em meio ao grande volume de páginas e minutos dedicados à cobertura da pandemia que a Imprensa tem apresentado, o debate até certo ponto antigo ganhou ainda mais prioridade nas reuniões que tratam das estratégias de relações públicas e comunicação: como manter o nível de exposição editorial que uma marca ou produto tinham antes da COVID-19?

Em torno da necessidade, normal que a busca por canais de formatos alternativos, como lives, podcasts e veículos que se disseminam como newsletters, além das iniciativas do marketing de influência e social media, entrassem na pauta de prioridades dos times.

Entretanto, muito se fala de exposição e audiência, mas pouco se trata das estratégias de aproximação e manutenção do relacionamento.

Influenciadores, em uma primeira análise, são majoritariamente uma mídia que deve ser tratada como publicidade. Estudos globais revelam que a verba destinada para o marketing de influência podem chegar aos US$ 10 bilhões de investimento global em 2020.

Ainda que exista uma tendência onde os chamados microinfluenciadores assumam um papel de maior relevância para marcas, quando o assunto é relacionamento entre empresas e agentes, a compra de mídia ainda é fator determinante para a exposição e recomendação nas ações de curto prazo.

Importante: aqui na Máindi, valorizamos o conteúdo produzido por influenciadores.

Entendemos que campanhas realizadas em canais sociais precisam ter o mesmo envelopamento das campanhas de mídia paga tradicional. Por isso, como uma agência de relações públicas, sabemos que nosso papel é gerar sustentação de longo prazo com esse público, a fim de perpetuar o relacionamento para as marcas após uma primeira ação impulsionada por verba publicitária. É o que chamamos de PR de influência.

O caminho para o sucesso dessa gestão está em conhecer o influenciador, entender o tipo de conteúdo editorial que ele produz, como a marca se encaixa e pode cooperar para o cotidano dele. É trazer recorrência de relacionamento para que este se torne um verdadeiro fã do produto ou empresa que representamos.

A verdade é que para um trabalho de marketing de influência ter sucesso, é preciso pensar nele como uma estratégia ampla de campanhas tradicionais, onde o paid, o earned e o owned media andam em uma única estrada estratégica. Daí o ponto de se ter vários especilistas juntos, atuando em conjunto pelo sucesso do cliente.

Quer saber como a Máindi pensa o PR de influência? Entre em contato conosco!

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